Foto: Reprodução / Internet

Campanha de vacinação contra o sarampo será intensificada a partir desta segunda (07) em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio inicia nesta segunda-feira (7) a campanha de intensificação da vacinação de rotina da tríplice viral (sarampo/rubéola/cachumba). A ação será realizada em duas etapas, sendo a primeira de 7 a 25 de outubro para crianças de seis meses a menores de cinco anos. As doses estarão disponíveis em 29 salas de imunização, nos horários de funcionamento de cada unidade, até o dia 25 de outubro. A segunda fase será de 18 a 30 de novembro para adultos jovens de 20 a 29 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as crianças são prioridade na primeira fase devido à elevada incidência dos surtos nesta faixa etária em 2019 e por ser este público mais suscetível de desenvolver complicações derivadas da doença como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido e pneumonia. Importante ressaltar que o sarampo também pode levar ao óbito.

 

“O vírus do sarampo está circulando no Estado do Rio e a forma mais eficaz de proteção é a vacina. Sem vacinação as pessoas ficam expostas a uma doença que é altamente contagiosa podendo desenvolver complicações graves e até levar à morte”, explicou a médica Lucy Pires, superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.

 

Segundo a Coordenação de Imunização do município, o objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo. Na primeira fase de intensificação da vacinação de rotina da tríplice viral será realizado o Dia D de mobilização nacional, em 19 de outubro, com nove unidades de saúde: PS de Unamar, PAM de Santo Antônio, UBS Praia do Siqueira, os ESF’s do Jardim Caiçara, do Jacaré, da Boca do Mato e do Cajueiro; o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS); o Centro de Saúde Oswaldo Cruz; Caminho de Búzios, Parque Burle e Vila do Sol. Todas funcionarão das 9h às 17h.

Segundo o Ministério da Saúde, o dia D é uma estratégia que atende, principalmente, aquelas pessoas que não conseguem procurar uma unidade de saúde durante a semana. Cabo Frio vem intensificando a vacinação de sarampo desde agosto em todas as unidades de saúde, seguindo as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

 

Verifique também

Servidores da educação de Cabo Frio entram em grave nesta quarta

Os servidores da educação de Cabo Frio entraram, mais uma vez, em greve nesta quarta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *