Foto: Reprodução/Redes Sociais Prefeita Lívia de Chiquinho

Araruama inaugura mais uma Estação de Tratamento de Esgoto

Nesta quarta-feira (05), foi inaugurada no bairro Novo Horizonte, em Araruama, uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A unidade tem capacidade para tratar em média 30 litros de esgoto por segundo, com picos de até 54 litros por segundo, atendendo cerca de 12.900 pessoas dos bairros Pontinha, Coqueiral, Paraty Bananeiras e Novo Horizonte. Com a nova ETE, a Concessionária Águas de Juturnaíba passará a ter cobertura de coleta e tratamento de esgoto de 80%.
Segundo a Prefeitura, o projeto da nova estação surgiu da necessidade de ampliação da capacidade de tratamento de esgoto em Araruama, para atendimento de novas áreas previstas no Plano Diretor e confirmadas em estudos atuais.

Juntamente com a estação, a Concessionária Águas de Juturnaíba finalizou a implantação do sistema de esgotamento sanitário da Bacia Novo Horizonte constituído por 1.500 metros de rede coletora, oito estações elevatórias automatizadas e acionadas por inversores de frequência interligadas através de 6.500 metros de rede de recalque, para transporte do esgoto bruto até à estação. O sistema é constituído por meio de modelo unitário, que prevê a coleta de esgotos e águas pluviais, com interceptação de galerias pluviais que desaguam na Lagoa de Araruama. Para isso, foram construídas também 9 interceptações de esgoto, evitando o desague na lagoa, e destinando o efluente ao sistema de coleta.

Verifique também

Educação de Cabo Frio inicia nova greve nesta terça-feira (11)

Os profissionais da educação da rede municipal de Cabo Frio aprovaram em assembleia, realizada nesta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *