Imagem divulgada pela Prefeitura de Arraial do Cabo

Prefeitura de Arraial do Cabo multa Prolagos em R$ 5 milhões por despejo de esgoto nas praias

A Prefeitura de Arraial do Cabo multou a Prolagos em R$ 5 milhões nesta segunda-feira (4). Segundo a Prefeitura, a decisão foi tomada após a Secretaria Municipal avaliar os danos ambientais causados por despejo de esgoto nas praias da cidade após a chuva do dia 25 de janeiro. Com a intensidade da chuva, uma manilha se rompeu na Prainha e o canal da Praia dos Anjos também precisou ser aberto para escoamento da água.

A Prolagos já havia recebido uma multa de cerca de meio milhão, em 2017, pelo mesmo motivo.

Ainda segundo a Prefeitura de Arraia do Cabo, a obra de construção do cinturão da Prais dos Anjos está parada e o prazo de entrega estabelecido venceu no mês de novembro de 2018.

A Secretaria Municipal do Ambiente afirma que, se o cinturão da Praia dos Anjos já tivesse sido entregue, o impacto ambiental seria menor, já que o canal não estaria mais recebendo esgoto clandestino. A Praia dos Anjos é a única que continua imprópria pra banho.

A Prolagos respondeu que o auto de infração foi protocolado nesta segunda-feira (04) e está sendo analisado pelo Jurídico, que em tempo hábil irá recorrer da decisão. Quanto ao cinturão da Praia dos Anjos, a concessionária respondeu que “a implantação da rede coletora de esgoto no entorno do canal da Av. da Liberdade foi suspensa em outubro de 2018 para substituição da empreiteira que estava executando a obra, uma vez que não atendia aos padrões de qualidade exigidos pela Prolagos. As atividades foram retomadas em novembro e temporariamente suspensas em dezembro, em comum acordo com a prefeitura, por conta do início da alta temporada, para não impactar a mobilidade urbana. Os trabalhos serão retomados logo após o carnaval, no dia 11 de março e a previsão do término da obra é 30 de maio.”

Sobre os efeitos do temporal da noite do dia 25 de janeiro, a concessionária reafirma que não registrou rompimentos de tubulações de água nem de esgoto sob sua responsabilidade.

Verifique também

Conab alerta para a maior alta histórica nos preços do tomate

Segundo o 4º Boletim Prohort, divulgado nesta terça-feira (16) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento),  …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *