Foto: Reprodução/Internet

Eleições 2018: tudo o que o eleitor precisa saber a cinco dias da votação

No próximo domingo, dia 7 de outubro, cerca de 147 milhões de brasileiros devem votar em todo o país. Os eleitores vão votar para deputado federal, deputado estadual , senador, governador e presidente da república, nesta ordem. As principais informações sobre as eleições você encontra abaixo. Tire suas dúvidas:

  • O segundo turno, caso aconteça, será em 28 de outubro de 2018. A votação começa sempre às 8h e termina às 17h (horário de Brasília). São obrigadas a votar, por lei, pessoas alfabetizadas maiores de 18 e menores de 70 anos.
  • Caso saiba a zona eleitoral, é necessário levar apenas documento oficial de identificação com foto. Para os eleitores que cadastraram a biometria, outra opção é o e-Título, que valerá como documento de identificação para os biometrizados.
  • Caso não possa comparecer ao local de votação, o eleitor precisa  justificar sua ausência. Se não o fizer ou se a justificativa não for aceita pelo juiz eleitoral, deverá pagar multa arbitrada por esse juiz. O eleitor que deixar de votar em três turnos consecutivos e não fizer/tiver justificativa aceita, terá seu título cancelado.
  • Se você estiver, no dia da eleição, em uma cidade diferente da de seu domicílio eleitoral, vá ao cartório eleitoral ou local de votação mais próximo e justifique. A justificativa pode ser feita no mesmo horário das eleições. Para agilizar a justificativa, o eleitor pode obter, antes da eleição, o formulário no site ou em qualquer cartório eleitoral, preenchê-lo e, no dia da eleição, entregá-lo em qualquer cartório ou local de votação.
  • Os turnos são independentes, então é possível votar no segundo turno caso não tenha comparecido no primeiro. Mas é necessário justificar, dentro do prazo legal, a ausência ao primeiro turno ou quitar a multa. O prazo de justificativa é de 60 dias, a contar da data da eleição, ou de 30 dias da data de retorno ao Brasil para quem estava no exterior.
  • Se precisar de um lembrete, anote os números de seus candidatos na ordem correta de votação e use a ‘cola’  na hora de votar. É permitido. O que não pode é levar aparelhos eletrônicos como celulares e câmeras fotográficas.
  • Não há diferença entre voto branco e voto nulo para a contagem dos votos, ambos são excluídos da totalização dos resultados.

Verifique também

Confira nomes dos alvos da operação contra o “mensalinho” da Alerj

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (08), a operação “Furna da Onça”, que investiga o que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *